Imenso acervo de Jazz de graça (630 Gb!)

Imenso acervo de Jazz de graça (630 Gb!)

Colecionadores e amantes do jazz preparem seus corações para esse presente de luxo! Mais de mil horas de jazz com gravações de ótima qualidade.

Conheçam The David W. Niven Collection of Early Jazz Legends, 1921-1991.

David W. Niven era um professor de ensino médio de Nova Jersey. Sua paixão, ao longo da vida, foi a de colecionar apresentações ao vivo de concertos de jazz.

Hoje, seu legado para a posteridade é o conteúdo de 650 fitas-cassete de jazz que ele gravou ao longo de muitos anos.

O acervo fonográfico abrange mais de 1000 horas de gravação, e oferece uma visão fantástica da evolução do jazz ao longo do período que vai de 1921 a 1991.

Niven doou o acervo ao Foxborough School Jazz Program – Massachusett – EUA.

O colecionador também escreveu os set lists dos shows, dos quais fez, também, preciosas anotações.

Cada imagem da página principal do site revela um tesouro musical de ótima qualidade fonográfica.

Não é necessário fazer o download dos discos. De fato, eles podem ser ouvidos no próprio site que hospeda o acervo.

Cada fita-cassete foi transformada em um arquivo WAV-formato único a 44100 kHz, com qualidade de 16 bits, para coincidir com a qualidade de CD de áudio. Cada arquivo WAV resultante foi dividido entre lados A e B da fita-cassete, para que cada um pudesse caber em uma mídia de CD.

O material foi gravado com um leitor de cassetes TEAC AD-500, um computador desktop com uma simples placa de som SoundBlaster.

O acervo está hospedado no site www.archive.org.

Clique nas imagens abaixo para acessar, diretamente, as páginas do acervo.

Acervo de jazz - Billie Holiday
Acervo de jazz - Duke Ellington

Jazz - Chet Baker

Nota do curador do Foxborough High School Jazz Program

Esta é uma coleção extraordinária. Tem sido a obra da vida de Mr. Niven, e representa o que há de melhor da música norte-americana do século XX. Isso porque o Sr. Niven teve o tempo e o cuidado para gravar estes comentários. Ele produziu uma biblioteca acessível a todos, desde aficionados até leigos. Obrigado, David, sua devoção ao jazz vai enriquecer o programa de jazz da escola e a educação musical de centenas de estudantes!

Turi Collura é pianista, compositor, músico profissional. Atua como professor em Cursos de Pós-Graduação, em Conservatórios e Festivais de música pelo Brasil e no exterior.Formado na Itália em Disciplinas da Música (Bolonha) e na Escola de Jazz (Milão), é Mestre pela UFES, e Pós-graduado pela mesma Instituição.Turi é Coordenador Pedagógico do Terra da Música e Professor de alguns cursos online. É autor de métodos em livros e DVD (Improvisação, Piano Bossa Nova, Rítmica e Levadas Brasileiras para Piano), alguns dos quais publicados pela Editora Irmãos Vitale e com tradução em inglês.Ativo na cena musical como solista, músico de estúdio e arranjador, tem participado da gravação/produção de diversos discos. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” ganhou uma versão japonesa. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.

1 Comentário

Deixe uma resposta