Cuidados com a Voz: como se preparar antes de um show

Cuidados com a Voz: como se preparar antes de um show

Nesse artigo, Davi Carvalho oferece algumas dicas interessantes sobre cuidados com a voz: como se preparar antes de um show, como dar o melhor de nós mesmos numa apresentação. Como cuidar de nossa voz? Veja, nesse artigo, algumas dicas para maximizar a sua performance.

Olá galera! Tudo bem? Hoje quero falar aqui sobre cuidados com a voz: como se preparar antes de um show. Vou falar de coisas simples, ou aparentemente simples, mas que fazem muita diferença na hora de cantar! Vamos lá!

Dieta

Opte sempre por alimentos leves, ricos em nutrientes e proteínas, isso contribui para a tonificação das pregas vocais.

O que é melhor evitar

Evite bebidas alcoólicas, em especial os destilados, pois ressecam e anestesiam as pregas vocais, facilitando o abuso vocal.

Leite e seus derivados, como chocolate, queijos etc… Eles deixam a saliva mais grossa e a secreção do trato vocal mais espessa, dificultando a vibração das pregas vocais.

Maça

A maçã estimula a glândula salivar parótida que produz uma saliva mais aquosa (saliva serosa), além de ter propriedade adstringente que age sobre o trato vocal.

Hidratação direta e indireta

Existem dois tipos de hidratação, a direta e indireta:

  1. A indireta se dá através da ingestão de líquidos, principalmente água em temperatura ambiente. Prefira sucos cítricos que promovem maior hidratação e chás livres de cafeína. Evite café, refrigerantes e diuréticos.
  2. A hidratação direta é feita por inalação de vapor de água. Você pode realizá-la no chuveiro, ou usando uma chaleira ou um humidificador de ar. Pode também usar um nebulizador com soro fisiológico.

Estou sem voz e o SHOW é nessa semana!!! O que fazer?

As causas pelas quais “perdemos a voz” podem ser várias. Pode ser devido a um pequeno resfriado ou à festa animada do dia anterior em que gritamos felizes. Mas se isso for recorrente, é bom consultar um médico. Um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo (terapeuta da fala) podem ajudar a descobrir o que está acontecendo. Azia e refluxo podem causar irritação nas pregas vocais, nesse caso consulte um gastroenterologista.

O que podemos fazer para prevenir e ajudar em um momento como esse?

Durma!!! Faça o máximo de repouso vocal possível! Você pode tentar ficar 24h sem falar por exemplo. Extremo? Sim, eu sei, nem sempre é possível. Tente, então, falar o menos possível. Uma outra opção é criar alguns intervalos durante o seu dia e descansar a voz! Na hora das refeições por exemplo, procure um lugar tranquilo e coma em silêncio.

Procure também evitar qualquer tipo de fumaça ou poluição. O cigarro pode ser um fator prejudicial à sua voz, a fumaça quente deixa as pregas vocais edemaciadas (inchadas), e também aumenta o pigarro, o que não é nada legal, já que pigarrear é um péssimo hábito. Pigarrear, gritar ou tossir são ações muito agressoras e irritam às nossas pregas vocais.

Se estiver sentindo coceira na garganta, beba líquidos, só cuide pra não beber líquidos muito quentes e nem muito gelados. Se você estiver com dor de garganta ou rouquidão, alguns chás podem ajudar, mas cuidado com esse lance de se auto- medicar. Não esqueça de se manter hidratado, ande sempre com o seu cantil de água, para ir bebericando durante o dia, (pelo menos dois litros por dia) e principalmente reduza o uso da voz!

Chás

Um chá de Malva ajuda nas inflamações na garganta (faringite, laringite) tosse, problemas respiratórios entre outros benefícios que a planta promove.

Um chá de Romã ajuda nas inflamações na garganta e gengiva.

Observe: por ser diurético recomenda-se fazer gargarejo ou bochecho.

Boceje!!

A regra é relaxar!! Bocejar, espreguiçar são ótimas ações para reduzir a tensão da região dos ombros e pescoço.

Por fim

Chegada a hora da apresentação, dê o melhor de você!

Deixe uma resposta