Loading...
A percussão no samba (Em breve)
Intermediário 1

A percussão no samba (Em breve) Este curso possui Aulas Free

Disponível em Dezembro de 2018!

Este curso é dedicado ao estudo dos principais instrumentos do samba: surdo, caixa, repique, tamborim, ganzá, agogô, cuíca, tantam.

Por meio de um percurso gradativo, estudamos:

As Levadas características de cada instrumento; 

– As estéticas e as características das principais escolas de samba do Rio de Janeiro (Mangueira, Beija flor, Mocidade, Portela, Império serrano, etc);

– Exercícios que realizamos junto aos playbacks (bases áudio) em diversos andamentos;

– Conhecemos informações históricas e curiosidades de cada instrumento e do universo do samba.  

Detalhes do curso

  • Tópicos
    73
  • Videos
    73
  • Áudios
    9
  • Leituras
    0
  • Duração
    24 horas
  • Certificado
    Sim
  • Nivel
    Intermediário 1

Clique sobre cada aula para visualizar os seus conteúdos

Introdução

O surdo

A caixa

Repique

Tamborim

Ganzá/Rocar

Agogô

Cuíca

Tantam

Repique de mão

Finalizando

Admin bar avatar
Léo de Paula

Professor(a)

Pandeiro ou cuíca, surdo ou vibrafone, a música não para. Viagens pelo mundo... mas sempre presente no carnaval carioca!

Léo de Paula é músico percussionista, produtor, professor cujas raízes advém do carnaval carioca. Graduou-se bacharel em música com habilitação em instrumentos de percussão pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) no ano de 2013. Recebeu prêmios como o título de “Honra ao Mérito” concedido pela câmara municipal de Vitória-ES em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população, na ocasião de comemoração do Dia Nacional do Samba de 2016; e o prêmio de 3º colocado no IV Concurso Jovens Músicos- Música no Museu (concurso misto em âmbito nacional) realizado em 2011 na cidade do Rio de Janeiro.

Enquanto camerista, já se apresentou em salas de concerto como Carnegie Hall (Nova Iorque, EUA), Kolarac Hall (Belgrado, Sérvia), Paleiskerk (Haia, Holanda) Purcell Room (Londres, Reino Unido), Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala São Paulo, entre outras. Integrou a Camerata Brasil/Vale Música, formação idealizada pelo pianista Marcelo Bratke. Com este, realizou turnês nacionais entre os anos de 2009 e 2013 e gravou CD ao vivo no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, lançado pela gravadora Biscoito Fino em maio de 2010 e CDs lnstitucionais patrocinados pela mineradora VALE em Agosto de 2009 (Ernesto Nazareth) e Dezembro de 2012 (Tom Jobim Plural). O grupo atingiu reconhecimento internacional embasado pelo “The New York Times” e pela “BBC” de Londres. Nos anos recentes, como solista, apresentou-se em recitais-solo, recitais-palestra e ministrou oficinas em SESCs de estados do Brasil como Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins (2015 e 2016). Em 2017 e 2018 realizou turnês na Rússia, inclusive na programação oficial da FIFA Fan Fest em São Petersburgo (Copa do Mundo), apresentações e masterclasses em Moscou e Ufa, com reconhecimento nas televisões “Vsya Ufa”, “BSH TV”, “Russia Kultura”, e no portal “Jazz.ru”.

Em Vitória, exerce ampla atividade no mercado da música erudita (em óperas e recitais de câmara) e popular (samba, choro, MPB, Jazz, fusion...) além de gravações, composições e performances de trilhas para cinema e espetáculos teatrais. Em paralelo à atividade artística, é professor das disciplinas percussão e música de câmara na Faculdade de Música do Espírito Santo. Leciona, também, na Oficina de Percussão do Museu Capixaba do Negro (MUCANE) e no curso livre de música do SESC Glória, em 2018.

Atua como comentarista nos desfiles das escolas de samba do carnaval capixaba.

Terra da Música

Terra da Música é a sua escola de música online. Aqui você encontra os melhores cursos online de música, artigos, vídeos, aulas premium e muito mais.

Formas de Pagamento
logo PayPal