Dica de bateria #10: Coordenação motora avançada

Nessa semana o estudo proposto tem como objetivo sobrepor uma clave em 5 sobre ostinatos e padrões de levadas de ritmos em compasso binário ou quaternário.

No vídeo, a ideia é apresentar a clave em 5 que vamos utilizar em compassos de 2/4 ou 4/4 sobre diferentes ostinatos. Essa clave pertence ao compasso de 5/8 originalmente e se resolve a cada 5 tempos, ou seja, a cada compasso ela volta a sua ideia inicial.

Coordenação motora avançada - Dicas de Batera

Primeiramente, devemos praticar a clave em 5, sem acrescentar nenhuma
outra figura, apenas contando os tempos do compasso e tocando a clave com as mãos e posteriormente com os pés.

Vamos aplicar essa mesma clave sobre um compasso de 4/4, observe a voz do bumbo que esta escrita em 4, porém se resolve a cada 5 compassos. Isso acontece devido ao ostinato se repetir sempre a cada 5 semicolcheias, isso faz a ideia rítmica se deslocar, gerando assim um ostinato que tem sua resolução a cada 5 compassos, observe:

Coordenação motora avançada - Dicas de Batera

Podemos observar que além da figura rítmica de ostinato que se resolve a cada 5 compassos, temos um padrão de levada de caixa de maracatu na voz da caixa, ou seja, nesse estudo temos uma levada de base polirrítmica, com uma voz que é originária de um compasso 4/4 e outra voz é a clave do compasso 5/8.

É muito importante que esse estudo seja feito pensando nas duas vozes de maneira independente, para que consiga entender a possível contagem do compasso em 4/4 ou 5/8 dentro do mesmo compasso.

Outra possibilidade de estudo é colocar essa clave sobre diferentes ostinatos, como no estudo abaixo, sobre um ostinato de samba jazz, aplicando a clave na mão esquerda na caixa.

Coordenação motora avançada - Dicas de Batera

Pratique essa mesma clave sobre diferentes ostinatos em compassos diferenciados do 5/8, tente distribuir esse ostinato para diferentes membros e peças da bateria e sobre diferentes ritmos, levadas que costuma trabalhar no repertório que deseja tocar.

Diferentes formas de praticar

  1. Pratique a clave nas palmas contando cada tempo de um compasso 5/8, posteriormente pratique a mesma clave, porém contando em 4/4;
  2. Aplique a clave sobre os ostinatos, primeiro no bumbo, depois no pé do hi hat, depois na mão esquerda e em seguida na mão direita;
  3. Pratique sobre diferentes ostinatos e levadas rítmicas que fazem parte do seu vocabulário;
  4. Pratique a levada com o metrônomo em 4/4 e posteriormente em 5/8;
  5. Sempre grave a sua prática através de algum dispositivo de audio e vídeo, para conferir se a prática esta correta e soando com cada voz de maneira independente.

Aproveite o material e bons estudos!

Mestrando em Performance Musical pelo Programa de Pós Graduação em música da UFRJ. Pós-graduado em "Artes na Educação" pelo CESAP, Licenciado em Música pela UFES e formado pelo Curso de Formação Musical com ênfase em música Popular pela FAMES (2013). Atua como baterista e Percussionista profissional e como professor.

Deixe uma resposta