Ensino online de música com qualidade – Entrevista com Turi Collura

Ensino online de música com qualidade – Entrevista com Turi Collura

A Revista Digital Teclas e Afins entrevista o Terra da Música sobre o ensino online de música.

“Conversamos com Turi Collura – pianista, compositor, e professor de música com consolidada experiência didática – diretor pedagógico do site Terra da Música, que promete consolidar-se como referência para a informação musical de qualidade em língua portuguesa e revolucionar o ensino de música”.

Teclas e Afins – De forma geral, qual é a proposta do Terra da Música?

Turi Collura – O Terra da Música é o site da informação e da educação musical. Oferece o acesso gratuito a artigos, palestras, entrevistas, vídeos, playbacks, resenhas de livros e publicações, etc. Junto com alguns amigos, realizamos um sonho que eu tinha há cinco anos: criar um site de informação musical em língua portuguesa que fosse uma referência nacional – e por que não internacional, já temos alunos de Angola e até da Austrália! Queremos construir a maior comunidade musical do Brasil que toca, que aprende música, que busca informações sobre equipamentos e instrumentos, e, sobretudo, formação musical. O site nasceu na metade de abril desse ano, mas já chamou a atenção de leitores, professores de música e de colaboradores. A ideia é a de um site colaborativo, esse é o ponto de força de nossa proposta: agregar valores e conhecimentos, trazendo músicos de ponta, sejam eles professores ou músicos profissionais.

Teclas e Afins – Além de conteúdos gratuitos, o site vende cursos online. Qual é a proposta didática e a vantagem dos cursos online?

Turi Collura – A proposta é a de oferecer cursos de qualidade com custos reduzidos e que ajudem o aluno no desenvolvimento do seu potencial artístico e criativo. Os cursos são de instrumento e de matérias teórico-práticas (como Composição, Arranjo, Improvisação, Linguagem e percepção musical, Rítmica, etc).

Através da tecnologia, músicos de qualquer lugar do mundo têm seu ponto de encontro dentro de uma plataforma de ensino “viva”, interagem, trocam experiências e informações.

Imagine isso: antigamente comprava-se um livro e, sozinhos, íamos ler, tentando entender a ideia de seu autor. Que tal se o livro pudesse ser “vivo”, permitindo a interação entre leitor e autor, ou, ainda entre os leitores? Que tal um livro que contivesse vídeos, botões onde “apertar o play”? Criamos um sistema em que é possível interagir através da plataforma de ensino à distância. Não existem mais barreiras, basta uma conexão à internet.

Ao escolher o seu curso, o aluno tem à sua disposição toda a informação e as tarefas organizadas em aulas sequenciais. O aluno pode acessar os seus cursos quando quiser, de onde quiser, com total flexibilidade de horários e de prazo para concluir os estudos.

Teclas e Afins – De que forma o aluno interage com o professor?

Turi Collura – A proposta diferenciada em que acreditamos é a da assistência do professor, que está disponível para tirar dúvidas, avaliar os trabalhos dos alunos, ajudar os músicos em seu desenvolvimento musical. Cada página do curso, cada aula, cada tópico possui um espaço para fazer perguntas, comentar, publicar os próprios vídeos, interagir com o grupo e com o professor e com os assistentes.

Teclas e Afins – Os cursos online são um substituto às escolas de música tradicionais?

Turi Collura – A ideia não é a de substituir as escolas de músicas, mas a de somar, agregar valor e oferecer uma informação de qualidade em campos específicos. Hoje, fazer um curso online chega a custar até 80% a menos que uma escola tradicional. Isso acontece em todas as áreas, não só no âmbito da música.

Teclas e Afins – Quem é o cliente dos cursos online?

Turi Collura – De forma geral, todos aqueles que buscam informação: compradores de livros e métodos didáticos, estudantes, profissionais ou professores de música. De fato, podemos distinguir diferentes perfis de clientes: o primeiro é o aluno que está cursando uma escola tradicional e que encontra nos cursos online aquele plus, em termos de informação e de dinâmicas de estudo/ensino. Há também o músico, profissional ou amador, que não tem tempo para frequentar uma escola tradicional. Os cursos online são, ainda, uma fonte de informação, estudo e “reciclagem” para professores de música.

Teclas e Afins – Um elemento importante dos cursos online em sites do exterior é o fato do aluno receber algum certificado. A proposta do Terra da Música contempla isso?

Turi Collura – Sim, certamente. Terra da Música oferece oportunidades de desenvolvimento profissional para músicos e professores de música que desejam crescer no trabalho e na sua carreira artística. Os certificados são muito importantes. Eles atestam a frequência dos cursos, sua carga horária, a formação e a experiência pela qual o aluno passa. Eles são emitidos automaticamente assim que o aluno concluir cada módulo ou cada curso, dependendo dos casos.

Teclas e Afins – Quem são os professores e os colaboradores do site?

Turi Collura – Quanto aos professores, estamos preparando algumas surpresas que envolvem músicos “da pesada”, os nomes são ainda “top secret” (risos)! De forma geral, buscamos profissionais especializados em áreas específicas e avaliamos suas propostas didáticas.

A equipe do Terra da Música analisa o diferencial pedagógico, o currículo do professor e o diferencial do curso que pode ser oferecido; estuda, junto a ele, como realizar os conteúdos dentro das diretrizes propostas pelo site. A ideia de base é essa: se alguma coisa leva“o carimbo” do Terra da Música, então deve tratar-se de uma informação relevante e confiável. Há, também, os colaboradores, que contribuem para o conteúdo do site com algum artigo interessante, com entrevistas, vídeos, áudios etc. Recebemos os colaboradores com muito prazer. Alguém tem algo de interessante para contar ao mundo? O Terra está aí para isso.

Teclas e Afins – Planos para o futuro?

Turi Collura – Acabamos de “abrir as portas”, e no momento estamos investindo no desenvolvimento de metodologias próprias que visem a otimização da relação tempo de estudo/resultados e do desenvolvimento de habilidades/competências dos alunos. Mas já temos programado o que iremos acrescentar, em breve, como, por exemplo, as videoconferências ao vivo, a organização de concursos e a presença do Terra da Música em festivais de música. Eu, pessoalmente, estou elaborando um curso de harmonia aplicada que possa constituir-se como uma referência importante em língua portuguesa.

Teclas e Afins – Tudo isso comporta altos investimentos?

Turi Collura – Sim, sem dúvida. Tanto do ponto de vista financeiro, bem como do ponto de vista da dedicação. Dormimos e acordamos com nossas tarefas na cabeça! Mas estamos vivenciando isso com muito entusiasmo. O nosso desejo é que os alunos e os leitores se sintam em família, e que sejam felizes de estudar no Terra da Música ou de visitar nosso site. E que possamos levá-los para os melhores palcos do mundo!

Para conhecer mais sobre o Professor Turi Collura, visite www.turicollura.com

Deixe uma resposta