Escalas maiores e tonalidades

Escalas maiores e tonalidades

Como são compostas as escalas maiores? O que é tonalidade? Como construir as escalas maiores em todos os tons? Vejamos esses assuntos neste post. O seu conteúdo integra o Curso Online GRATUITO de Linguagem e Percepção Musical. Você já se inscreveu?!? Clique ao lado direito da página!

No vídeo a seguir, conhecemos as características das escalas maiores e introduzimos alguns conceitos, como o de tonalidade. Sucessivamente, vamos fazer um exercício de fixação, construindo as escalas maiores em todos os tons. Confira.

Resumindo os conceitos apresentados:

A escala de dó maior é o ponto de partida para o estudo de todas as tonalidades maiores. Observamos que ela é composta apenas por notas naturais, isto é, sem nenhuma alteração. A escala pode ser pensada como uma sequência específica de tons e semitons:

É importante aprendermos a sequência dos intervalos da escala maior:

T T S T T T S

Observamos que os semitons se encontram entre os graus 3-4 e entre os graus 7-8 da escala.

A sequência de intervalos T T S T T T S caracteriza a escala maior.

Dizendo de outra maneira: qualquer escala maior é composta pela sequência de intervalos T T S T T T S.

Por exemplo, a escala de Ré maior será essa:

Nota: a escala de Dó maior é a única escala maior que não possui alterações. Todas as outras apresentarão alguma alteração (bemol ou sustenido).

Exercícios de fixação das escalas maiores em todos os tons.

Vamos completar as escalas abaixo colocando as alterações necessárias (sustenidos ou bemóis) para compor as escalas maiores, de acordo com a sequência T T S T T T S. Se por acaso você já conhece as armaduras de clave, não as utilize. Coloque apenas as alterações antes das notas que precisam disso.

Para a realização dos exercícios, pode imprimir as imagens (para salvá-las no seu computador passe o mouse sobre a imagem + botão direito do mouse) ou usar um caderno com pauta.

Em seguida confira a solução no botão de Download.

Escalas maiores
Escalas maiores exercicio 2
Escalas Maiores exercicio 3

Deixe uma resposta