Como aprender as escalas modais em todos os tons

Como aprender as escalas modais em todos os tons

Conheça um segredinho para aprender, de uma vez por todas, as escalas modais: jônica, dórica, frígia, etc!

Nesse post vou mostrar o que chamo de “método infalível” para memorizarmos as características das escalas modais, isto é, sua configuração de tons e semitons.

Prontos para isso? Vamos, antes de mais nada a um vídeo:

Resumindo o que chamamos aqui de “segredinho”:

Observe a figura abaixo:

Bom, espero que tenha gostado da dica, e que nunca mais seja complicado computar as escalas modais em todos os tons! Dê uma olhada nos conteúdos dos cursos de Harmonia Aplicada à Música Popular e de Improvisação, tem muita coisa por lá, irá se surpreender!

Até a próxima!

Pianista, compositor, atua como professor e palestrante em instituições, festivais de música pelo Brasil e cursos de pós-graduação. Turi é Coordenador Pedagógico do Terra da Música e professor de alguns cursos online. É autor de métodos em livros e DVD. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” foi publicado no Japão. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.

2 Comentários

    • Olá Alison,esse estudo é para que possamos memorizar as alterações de cada modo. Por exemplo, a partir da escala de Ré maior, aprendemos que as alterações do modo dórico são 3 e 7. Dito isso, a partir de qualquer escala, se você reduzir de um semitom o 3º e o 7º grau obterá sim a escala dórica naquela tonalidade. Bons estudos.

      Turi Collura

Deixe uma resposta