Técnicas de improvisação: a expansão melódica

Técnicas de improvisação: a expansão melódica

Para além das escalas! Hoje quero apresentar algumas ideias muito interessantes para a criação melódica, compartilhando um tópico dos estudos do Curso Online de Improvisação.

Nesse post vamos estudar uma frase em Sol menor dórico, analisando as suas características. A frase é o ponto de partida para uma reflexão interessante: ao criarmos melodias, sejam improvisadas ou não, é útil praticarmos o que chamo de “expansão do material melódico de base“, ou “expansão melódica“.

Como isso funciona? Tendo a escala como base inicial, vamos acrescentar algumas notas – cromatismos ou notas blues, por exemplo.

Sem demora, vamos observar o vídeo que preparei:

Vejamos a frase original, ponto de partida de nosso estudo:

Base utilizada no vídeo:

 

Vejamos mais duas frases baseadas nessa escala e nessa ideia de “expansão melódica“:

Frase 1

Frase 2

Que tal tocarmos a frase em outros estilos e andamentos? Bossa Nova? Smooth Jazz?

Turi Collura é pianista, compositor, músico profissional. Atua como professor em Cursos de Pós-Graduação, em Conservatórios e Festivais de música pelo Brasil e no exterior.Formado na Itália em Disciplinas da Música (Bolonha) e na Escola de Jazz (Milão), é Mestre pela UFES, e Pós-graduado pela mesma Instituição.Turi é Coordenador Pedagógico do Terra da Música e Professor de alguns cursos online. É autor de métodos em livros e DVD (Improvisação, Piano Bossa Nova, Rítmica e Levadas Brasileiras para Piano), alguns dos quais publicados pela Editora Irmãos Vitale e com tradução em inglês.Ativo na cena musical como solista, músico de estúdio e arranjador, tem participado da gravação/produção de diversos discos. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” ganhou uma versão japonesa. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.

2 Comentários

Deixe uma resposta