Intervalos compostos: a regra do SETE

Intervalos compostos: a regra do SETE

O que são os intervalos compostos? Como podemos calculá-los facilmente? Neste post, quero mostrar uma regrinha simples chamada “regra do sete” que resulta muito útil para computarmos esses intervalos.

Essa matéria faz parte do conteúdo do Curso Online de Linguagem e Percepção Musical. Se ainda não o fez, inscreva-se agora mesmo.

Olá a todos! Vamos começar esse assunto com uma rápida definição de teoria musical:

  • Os intervalos situados dentro de uma 8ª se dizem INTERVALOS SIMPLES;
  • Os intervalos que excedem a 8ª se dizem INTERVALOS COMPOSTOS.

Aí vem a pergunta: Como calcular facilmente os intervalos compostos?

Nesse post quero compartilhar uma ferramenta que nos permite fazer isso. No vídeo a seguir falo da assim chamada “Regra do sete”.

Vamos fazer um exercício para calcular os intervalos compostos.

Imprima o exercício ou simplesmente anote a sequência das suas respostas em um caderno.

No arquivo em anexo (Download) encontra a resolução do exercício para sua conferência.

Download – Resolução do exercício

Turi Collura é pianista, compositor, músico profissional. Atua como professor em Cursos de Pós-Graduação, em Conservatórios e Festivais de música pelo Brasil e no exterior.Formado na Itália em Disciplinas da Música (Bolonha) e na Escola de Jazz (Milão), é Mestre pela UFES, e Pós-graduado pela mesma Instituição.Turi é Coordenador Pedagógico do Terra da Música e Professor de alguns cursos online. É autor de métodos em livros e DVD (Improvisação, Piano Bossa Nova, Rítmica e Levadas Brasileiras para Piano), alguns dos quais publicados pela Editora Irmãos Vitale e com tradução em inglês.Ativo na cena musical como solista, músico de estúdio e arranjador, tem participado da gravação/produção de diversos discos. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” ganhou uma versão japonesa. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.

Deixe uma resposta