Isn’t she lovely: Playback e partitura

Isn’t she lovely: Playback e partitura

Mais uma música para a série de estudos com bases (playbacks) e partituras de qualidade do Terra da Música. Bases para serem usadas nos nossos Cursos Online e pelos leitores! A música que estudamos hoje é Isn’t she lovely, música de Stevie Wonder.

Algumas informações sobre a música

A música Isn’t she lovely foi lançada em 1976 no álbum Song in the key of life e dedicada à filha recém nascida. Em sua versão original, a canção inicia com o choro da criança, muitas vezes editado nas passagens no rádio e ausente em versões sucessivas da composição.

O disco levou mais de dois anos da concepção ao lançamento, e hoje é considerado como um dos melhores e mais criativos momentos da carreira de mais de quarenta anos do artista.

Lançamento: 28 de setembro de 1976
Artista: Stevie Wonder
Gravadora: Tamla
Prêmios: Grammy Award: Álbum do Ano, mais
Indicações: Juno Award: Melhor Álbum Internacional, Brit Award: Melhor Álbum Internacional

Ouça aqui a faixa original de 1976

Ouça aqui uma versão mais recente, Live em Londres de 2008

Playback para o seu estudo

(Um agradecimento especial a Klayton Galdino pela realização do playback!)

Uma “mágica” para os improvisos:

Podemos utilizar apenas uma escala, para improvisarmos na música inteira: a escala pentatônica maior de Eb (ou, o que é o mesmo, a escala pentatônica menor de C).

Outra escala interessante é a penta-blues, que acrescenta à escala anterior apenas uma nota, vejamos:

Uma mistura da abordagem vertical à improvisação com essas escalas apresentadas acima, leva a resultados muito interessantes.

Turi Collura é pianista, compositor, músico profissional. Atua como professor em Cursos de Pós-Graduação, em Conservatórios e Festivais de música pelo Brasil e no exterior.Formado na Itália em Disciplinas da Música (Bolonha) e na Escola de Jazz (Milão), é Mestre pela UFES, e Pós-graduado pela mesma Instituição.Turi é Coordenador Pedagógico do Terra da Música e Professor de alguns cursos online. É autor de métodos em livros e DVD (Improvisação, Piano Bossa Nova, Rítmica e Levadas Brasileiras para Piano), alguns dos quais publicados pela Editora Irmãos Vitale e com tradução em inglês.Ativo na cena musical como solista, músico de estúdio e arranjador, tem participado da gravação/produção de diversos discos. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” ganhou uma versão japonesa. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.

Deixe uma resposta