Mais de 395 mil partituras gratuitas na maior biblioteca online do mundo

Mais de 395 mil partituras gratuitas na maior biblioteca online do mundo

Partituras gratuitas do mundo inteiro estão disponíveis na maior biblioteca online do mundo. O serviço de utilidade pública é oferecido pelo IMSLP, o Internacional Music Score Library Project, um projeto canadense.

O site contém já mais de 395 mil partituras gratuitas do mundo inteiro, e o número está em constante crescimento. Partituras gratuitas sim, desde que satisfaçam uma condição: que estejam no domínio público.

De Gershwin a Mozart, de Villa-Lobos a Bach, há muita informação disponível. Por ser um site internacional, o usuário deve conseguir ler em inglês. De fato, mesmo que eles ofereçam a tradução para vários idiomas, muitos conteúdos não são traduzidos.

É possível ter uma pré-visualização dos materiais antes de fazer o download, compartilhar o link, discutir a partitura com outros usuários (veja um exemplo na imagem a seguir).

Se o visual do site não é muito bonito, seu conteúdo é certamente de grande valia. Você pode escolher fazer uma busca pela nacionalidade, pelo nome do compositor ou pelo gênero da peça.

O site tem partituras de compositores brasileiros? Veja! São muitos e provavelmente muitos que você nem conhece! Clique aqui para ver!

Gravações e MIDI
Quando uma obra tem gravações, o site fornece informações sobre elas.

O site oferece mais do que apenas partituras gratuitas! Nele você encontra a indicação de mais de mil gravações, organizadas em 200 subcategorias e, às vezes, peças com arquivos MIDI (.mid).

Pessoas do mundo inteiro podem contribuir para o crescimento do acervo musical ou com contribuições em dinheiro para a manutenção e o desenvolvimento do projeto.

Clique e conheça o curso de Harmonia que muda a tua música!

Deixe uma resposta