Semana de música brasileira nos EUA

Semana de música brasileira nos EUA

Em ocasião da semana da independência do Brasil, a Universidade de Música de Campbellsville, no Kentuky (EUA) organiza eventos sobre música brasileira.

A convite da Campbellsville University School of Music, Turi Collura irá participar das apresentações musicais e ministrará oficinas sobre improvisação e sobre a rítmica do piano brasileiro.

Na conclusão das oficinas que irão acontecer ao longo da semana, haverá o concerto de encerramento, na Sala Gheens Recital Hall, situada no Gosser Fine Arts Center, no dia 8 de setembro.

Os integrantes do grupo de música brasileira:

  • Turi Collura (Piano)
  • Saulo de Almeida (Cello)
  • Fabio Calazans (Guitarra)
  • Andrey Junca (Contrabaixo)
  • Edu Szajnbrum (Bateria e Percussão)

Após a primeira oficina coletiva, que acontece no dia 3 de setembro, cada professor irá trabalhar, especificamente, com os alunos de cada instrumento.

Na ocasião, o Professor Turi Collura leva aos Estados Unidos a versão em língua inglesa do método Piano Bossa Nova.

Outro método que será utilizado durante as oficinas é o de Rítmica e Levadas Brasileiras para o piano. Serão objeto de estudo ritmos mais conhecidos no exterior, como os de bossa nova, de samba, de choro.

Mas haverá espaço, também, para ritmos um pouco menos divulgados, como baião, frevo, maracatu, entre outros. Por ser um instrumento rítmico, o piano oferece boas oportunidades para a realização da rítmica no instrumento.

“De forma geral, o que estudantes estrangeiros têm maior dificuldade de aprender é a acentuação em contratempo típica da música brasileira, com suas antecipações e com suas frases características”. Isso se reflete nas melodias e, necessariamente, também na improvisação”, afirma o professor Turi Collura.

Deixe uma resposta