A re-harmonização de uma melodia

A re-harmonização de uma melodia

A re-harmonização é uma das atividades mais desejadas por nós músicos! Queremos desvendar os “segredos” da harmonia para compor, improvisar… mas a re-harmonização é algo que nos atrai de forma especial!! Neste artigo fazemos alguns exemplos interessantes de re-harmonização no âmbito tonal.

O que é, afinal, re-harmonizar? Poderíamos dizer, de modo geral, que se trata de “vestir” uma melodia com outra roupagem, de dar outro sentido ao tecido harmônico ou à melodia. Isso pode significar tanto substituir um acorde aqui, outro ali, bem como mudar radicalmente a harmonia original.

Como re-harmonizar?

Existem várias maneiras de fazer isso, que podemos dividir em dois grandes grupos:

  1. re-harmonizações tonais;
  2. re-harmonizações não-tonais.

Ensino essas técnicas no Curso Online de Harmonia Aplicada à Música Popular.

Vamos fazer aqui alguns exemplos de re-harmonização tonal enriquecendo a harmonia original de uma música famosa. Para isso, vou usar apenas dois tipos de acordes: diminutos e SubV7.

Para nossa atividade, escolhi o começo da música Misty, do pianista Erroll Garner. Vamos trabalhar apenas com os primeiros quatro compassos da música, que já nos oferecem opções muito interessantes.
A partir da harmonia original, vamos, gradativamente, colocando os acordes que nos permitem enriquecê-la. Vamos assistir ao vídeo que preparei para isso:

Misty (Erroll Garner)

Curso Online de Harmonia - Módulo 1

Analisando passo a passo:

1. Início do tema com os acordes originais:

 

2. Inserimos um acorde SubV7 interpolado: A7(#11). Observamos que as notas iniciais do tema podem ser harmonizadas através do acorde V7/I: Bb7

 

3. Inserimos agora um acorde diminuto auxiliar: Ebº

 

4. Acrescentamos agora outro acorde SubV7 interpolado: E7(b13). Observe também as cores do primeiro acorde Bb7: coloquei diferentes tensões, o que enriqueceu o tecido harmônico. A partir desse exemplo, temos já uma harmonia muito rica.

 

5. Acrescentamos agora um acorde diminuto dominante antes do Bbm7 do terceiro compasso: Aº. Mantemos todos os acordes anteriores. Aos poucos, a harmonia veio adquirindo uma sonoridade jazzística.


Bom, espero que tenham gostado de como a harmonia evoluiu nesses exemplos. Para saber mais visitem a página do Curso Online de Harmonia Aplicada à Música Popular.
Até a próxima!

 

Pianista, compositor, atua como professor e palestrante em instituições, festivais de música pelo Brasil e cursos de pós-graduação. Turi é Coordenador Pedagógico do Terra da Música e professor de alguns cursos online. É autor de métodos em livros e DVD. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” foi publicado no Japão. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.

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