Tonalidade expandida: as regiões das tonalidades vizinhas

Tonalidade expandida: as regiões das tonalidades vizinhas

 

Fixando os conceitos da tonalidade expandida:

De forma tradicional, as teorias harmônicas indicam as tonalidades vizinhas como as primeiras fontes para o enriquecimento da harmonia diatônica. No específico, observamos já que as tonalidades vizinhas trazem para a tonalidade os II-V7 secundários da tonalidade principal.

Tendo a tonalidade de C como referência, observamos abaixo os clichês II – V7 de cada tonalidade vizinha. Esses clichês II – V7 representam, para a tonalidade principal, os seus II-V secundários.

 

Conheça o Curso online de Harmonia aplicada à Música Popular!

 

Mas a contribuição das tonalidades vizinhas para a tonalidade expandida não se limita apenas ao empréstimo dos segundos cadenciais secundários. As tonalidades vizinhas se tornam verdadeiras regiões que gravitam em volta da tonalidade. A figura a seguir nos ajuda a visualizarmos o conceito (exemplo na tonalidade de Dó maior).

Mapa das regiões tonais oferecidas pelas tonalidades vizinhas na tonalidade maior (exemplo na tonalidade de Dó):

Vejamos, a seguir, o mapa das tonalidades vizinhas no âmbito da tonalidade menor. Na figura abaixo, observamos que o mapa inclui uma região a mais, em relação ao mapa da tonalidade maior. Essa região é proveniente da área da Subdominante, e é a região da Sexta Napolitana (bII).

Mapa das regiões tonais oferecidas pelas tonalidades vizinhas na tonalidade menor (exemplo na tonalidade de Dó):

 

Leia também: “Harmonia: As tonalidades vizinhas:

 

Conheça o Curso online de Harmonia aplicada à Música Popular!

Turi Collura é pianista, compositor, músico profissional. Atua como professor em Cursos de Pós-Graduação, em Conservatórios e Festivais de música pelo Brasil e no exterior.Formado na Itália em Disciplinas da Música (Bolonha) e na Escola de Jazz (Milão), é Mestre pela UFES, e Pós-graduado pela mesma Instituição.Turi é Coordenador Pedagógico do Terra da Música e Professor de alguns cursos online. É autor de métodos em livros e DVD (Improvisação, Piano Bossa Nova, Rítmica e Levadas Brasileiras para Piano), alguns dos quais publicados pela Editora Irmãos Vitale e com tradução em inglês.Ativo na cena musical como solista, músico de estúdio e arranjador, tem participado da gravação/produção de diversos discos. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” ganhou uma versão japonesa. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.

Deixe uma resposta