Rítmica ao piano: o acompanhamento na música “Isn’t she lovely”

Rítmica ao piano: o acompanhamento na música “Isn’t she lovely”

Esse espaço oferecido pelo site da Terra da Música me permite voltar a falar de rítmica ao piano e resgatar um vídeo que publiquei um tempo atrás no youtube, e que chamou a atenção de muitos músicos e estudantes no meu canal do Youtube (www.turicollura.com/youtube).

Nesse novo formato, tenho a oportunidade de expandir aquele conteúdo, comentando e colocando algumas transcrições das levadas utilizadas.

Gosto de pensar no piano como instrumento rítmico (afinal ele pertence à família de instrumentos de percussão!!).

Elemento pouco estudado, a rítmica torna o pianista muito mais “rico” e preparado, pois os desenhos rítmicos dão vida e sustentam as músicas que tocamos.

Dito isso, vamos para a música Isn’t She Lovely, uma linda música de Stevie Wonder de 1976, contida no álbum Songs in the Key of Life, escrita na época do nascimento de sua filha Aisha (a música termina dizendo “isn’t she lovely, made from love”). Para o acompanhamento, utilizo, basicamente duas figuras rítmicas. A música é escrita em 4/4, mas eu penso nela como se fosse um 12/8. Assim, em cada pulsação coloco um grupo de tercinas.

Na primeira levada utilizo as tercinas na mão esquerda, enquanto a mão direita toca apenas o começo de cada pulsação:

Isnt she Lovely levada 1

Escrita em 4/4, a figura fica assim:

Isnt-She-Lovely-1a

É com essa figura em mente que realizo os desenhos da mão esquerda na primeira parte do vídeo. Eis a transcrição do que estou tocando:

Isnt She Lovely 1Observe a mão direita que se mantém firme nas pulsações principais, enquanto a esquerda “pensa tercinado”.

A segunda figura rítmica que uso no vídeo está, também, baseada numa intenção de 12/8, em que alterno as duas mãos:

Isnt She Lovely 2A realização da levada fica assim:

Isnt She Lovely 2bNo vídeo apresento, também, uma polirritmia interessante, chamada 3:2 (se diz três contra dois), veja as figuras abaixo:

1) três notas na mão esquerda e duas notas na mão direita:
polirritmia12) duas notas na mão esquerda e três notas na mão direita:

polirritmia2

Bom, acho que visualizar as imagens ajude no estudo dos conteúdos propostos no vídeo.

Bons estudos!!

Turi Collura é pianista, compositor, músico profissional. Atua como professor em Cursos de Pós-Graduação, em Conservatórios e Festivais de música pelo Brasil e no exterior.Formado na Itália em Disciplinas da Música (Bolonha) e na Escola de Jazz (Milão), é Mestre pela UFES, e Pós-graduado pela mesma Instituição.Turi é Coordenador Pedagógico do Terra da Música e Professor de alguns cursos online. É autor de métodos em livros e DVD (Improvisação, Piano Bossa Nova, Rítmica e Levadas Brasileiras para Piano), alguns dos quais publicados pela Editora Irmãos Vitale e com tradução em inglês.Ativo na cena musical como solista, músico de estúdio e arranjador, tem participado da gravação/produção de diversos discos. Em 2012, seu CD autoral “Interferências” ganhou uma versão japonesa. Seu segundo CD faz uma releitura moderna de algumas composições do sambista Noel Rosa.

Deixe uma resposta